domingo, 7 de março de 2010

Haiti e Chile

É perceptível para nós o quanto o subdesenvolvimento influencia nas complicações criadas pelo ser humano. Somos capazes de perceber que quanto maior a pobreza, mais problemas sociais existem. Porém, o que algumas vezes não conseguimos entender é como essa sociedade reage a assuntos acima do poder humano, como por exemplo, as catástrofes geológicas.
Um exemplo vivo disso são os recentes terremotos ocorridos no Chile e no Haiti. Todos os estudos comprovam que a intensidade do tremor chileno foi maior do que nas terras haitianas, mas ao pararmos para analisar os incidentes, vemos números absurdos: No Chile, houveram 800 mortes, enquanto no país da América Central mais de 230.000 pessoas perderam suas vidas. Duas palavras talvez melhor expliquem isso: desigualdade social. Um tema tão abordado e consequente para a sociedade foi a causa da destruição de um país, de vidas simples e miseráveis materialmente, mas sobretudo, cheias de suor e orgulho.
Fica nítido para nós que os acidentes geográficos não podem ser ignorados, que devemos nos adaptar e principalmente preparar-nos melhor para recebê-los de maneira menos devastadora e prevenir para que milhares de vidas não sejam perdidas tão abruptamente.
A diferença das consequências entre os dois países é absolutamente brutal. Nenhum haitiano merece ser vítima da falta de humanismo do mundo onde vive. Friamente, parece que não trata-se da mesma espécie de ser vivo. Todo o ocorrido não é só uma questão econômica e visual, trata-se de uma questão de respeito e, principalmente, de uma questão humana!

Iago Oliveira e Lucas Oliveira.

2 comentários:

  1. Amigo, que texto bonito!
    É preciso ter senso crítico e mente aberta para poder abordar assuntos como este. E vocês o fizeram de forma sucinta e objetiva!
    Parabéns pelo blog, muito sucesso e continuem assim. São de pessoas com a capacidade de refletir sobre os seus atos e o que isso pode acarretar para o mundo, que nós precisamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. invejo a capacidade que voces tem de escrever! rs.. gostei mt do tema, fiquei sabendo de coisas que eu nao sabia e que nao tinha parado pra pensar ainda! como pode a desigualdade social afetar um pais em tantos apectos né? incrivel isso! preciso ressaltar uma frase do texto que eu adorei: "Nenhum haitiano merece ser vítima da falta de humanismo do mundo onde vive." Espero que tudo de certo pra esse pais que nao merecia sofrer isso tudo!

    ResponderExcluir